Teoria dos sistêmas
O sistema nada mais é que um conjunto de coisas que dependem umas das outras e que fazem parte de algo, formando um todo.
Os sistema tem como características ser um conjunto de partes interligadas, não tem nem um componente isolado. Como a água que é totalmente diferente do hidrogênio e do oxigênio que o formam.
Ludwig Von Bertalanffy define o sistema como um conjunto de unidades mutuamente relacionadas, existem dois tipos de sistema de propósito (objeto) e de globalismo (totalidade). As duas com características do sistema: (propósito ou objetivo) tem um objetivo a alcançar. (Globalismo ou totalidade) tem uma natureza orgânica, um problema em uma parte do sistema afeta todas as outras.
O enfoque de sistemas é uma maneira peculiar, podemos ver vários tipos de sistemas em nosso cotidiano, um exemplo é a produção em massa, ela apresenta uma conclusão de coisas e um processo de produção que necessita de um vasto numero de coisas – como maquinas, equipamentos, instalações de mão de obra, mas isso seria apenas um visão sistêmica. O sistema envolve conectividade, integração e totalidade.
Existem alguns tipos de sistemas como: Sistema físico ou concreto que são compostos por equipamentos, maquinas, objetos e coisas reais (Hardware). Sistemas abstratos ou conceituais são compostos de conceitos, planos, hipóteses e ideias. Muitas vezes só existem no pensamento (Software).
Quanto a natureza os sistemas podem ser abertos ou fechados. Fechados não é possível “ver” seu funcionamento pois ele é hermético (fechado), não influenciam nem são influenciados pelo exterior. Soa programados para operar com troca de matéria e energia. São sistemas mecânicos, como maquinas e equipamentos; Abertos tem relação com o exterior através de inúmeras entradas e saídas de informação. Trocam matérias e energia como o meio ambiente. Se adaptam, o ambiente influencia a maneira de sistema agir; Sistema aberto apresenta dois tipos, o sistema vivo(organismo), seres vivos que nascem, morrem, com ciclo de vida predeterminado, possuem um processo vital; E o sistemas organizados (Organizações), adaptam a sua estrutura em estágios, podem ser reorganizados, tem vida ilimitada e pode ser reconstruído, não tem ciclo de vida definido,são incompletos: dependem de outra organização, suas partes são intercambiáveis.
Segundo o modelo de Katz e Kahn que desenvolveram um modelo de organização através da teoria dos Sistemas à teoria administrativa. No modelo a organização apresenta as caracterizas de um sistema aberto:
· Importação (entrada): a organização recebe suprimentos e energia para funcionar;
· Transformação (processamento): transforma a energia recebida e suprimentos em produto acabado e/ou serviço;
· Exportação (saídas): exporta seus produtos e/ou serviços para o meio ambiente.;
· Entropia negativa: um processo pelo qual o sistema organizado fica desorganizado, desintegrado e “morre”. Para sobrevive é necessário que a organização restabeleça sua energia;
· Informação com o insumo: os sistema recebe matérias ou energia que são transformados ou processados, da caráter informativo;
· Estado firme e homeostase dinâmica: mantém constantemente o intercambio de energia importada e exportada;
· Diferenciação: tende uma diferenciação, uma multiplicação de papéis e diferenciação interna. Deduções se transformam em funções especializadas e diferenciadas;
· Equifinalidade: pode alcançar uma variedade de caminhos, o mesmo resultado partindo de diferentes condições iniciais.
· Limites ou fronteiras: definem a ação do sistema, como seu grau em relação ao ambiente.
A organização é um sistema de classes sociais que formam uma classe de sistema aberto.
Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. introdução à teoria geral da administração, Rio de Janeiro, Elsevier, 2004. cap .15 p. 326- 332.