quinta-feira, 2 de junho de 2011

O modelo Toyota: Uso da Excelência Operacional como Arma Estrategica


O Modelo Toyota  

            A Toyota é uma das maiores indústrias no setor automobilístico do mundo. A Toyota chamou a atenção mundial na década de 1980 com sua qualidade e eficiência, seus veículos duravam mais e exigiam menos reparos, o seu real diferencial  era como a industria concebia e fabricava seus veículos velozes e confiáveis, com um preço competitivo. Também era impressionante a maneira como a Toyota toda vez que demonstrava uma fraqueza ela resolvia o problema e ficava mais forte. Com toda sua habilidade a Toyota é mais lucrativa do que qualquer outra industria  automobilística do mundo, superando a Gm e a Ford.
            A Toyota foi a desenvolvedora da “produção enxuta” (lean production, “Sistema Toyota de Produção” ou “ STP”) que gerou uma transformação mundial em relação à filosofia e aos métodos de produção. O sistema Toyota de Produção Server para base para dúzias de livros sobre o conceito “enxuto”.
A Toyota tem um dos mais rápidos processos de desenvolvimento de produtos, cerca de três vezes mais rápido que os das concorrentes.
Com sua reputação de qualidade os consumidores sabem que podem confiar  com um bom funcionamento de um veículo Toyota, não só como novo mas também depois de anos de uso, enquanto veículos de outras empresas depois de um ano de uso seus veículos quase que com certeza passarão algum tempo na oficina. A qualidade dos veículos da Toyota é bastante confiável pois 15 dos 38 modelos mais confiáveis nos últimos 7 anos são da Toyota/Lexus. Nem uma outra fabricante de carros chega perto disso. A GM e a BMW não possuem nenhum carro na lista.
O grande segredo do desempenho da Toyota  é diretamente ligado a excelência operacional, que é baseada nos métodos de melhoria da qualidade como just-in-time e kaizen (melhoria continua). Essas técnicas apenas funcionaram porque a Toyota tem um filosofia empresarial baseada na compreensão e das pessoas e da motivação humana. O sucesso baseia-se na habilidade de cultivar liderança, equipes e cultura para que haja laços de “amizade” com fornecedores e manter a aprendizagem.
A maior parte das empresas concentram-se demais em ferramentas como 5-S e just-in-time sem entenderem o conceito “enxuto” . na maioria das empresas onde o conceito é implantado a administração não se envolve com  as operações do cotidiano e com a melhoria continua que constituem a “produção enxuta”.
Uma empresa enxuta na realidade é o resultado da aplicação do Sistema Toyota de Produção na empresa inteira, ou seja é preciso que a empresa haja de maneira econômica com processos  que valorizem o produto e que atenda as necessidades do cliente.
Todas a ferramentas de apoio (jist-in-time, kaisen,Jidoku, heijunka entre outras) não são chave para o STP, são apenas colaboradores para o formação do STP, que ajudam na eliminação do desperdício tanto do tempo como de recursos, aumentando a qualidade no local de trabalho, descobertas para abaixar os custos e aumentar a tecnologia dos produtos, Aperfeiçoar os  processos administrativos e auxiliando para criação  de uma cultura  de aprendizagem para a melhoria continua.
O Modelo Toyota Server de base para muitas empresas atualmente, auxiliando e mostrando um bom caminha a ser trilhado para que uma empresa possa colher grandes frutos no futuro. 

Fonte: Livro " O modelo Toyota:14 principios de Gestão de maior fabricante do mundo" ano 2005
Autor: Jeffrey K. Liker 

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